Poucas marcas definem a ousadia norte-americana em desenho automobilístico como Cadillac. Em sua etapa inicial, Leland definiu suas característicsa definitivas: precisão e elegância. Mais tarde suas características particulares e grande tamanho definem o eufórico gosto americano do pós-guerra.

A história começa com W. Murphy, que havia sido sócio de Ford até que divergêncas os separaram. Murphy tinha decidido fechar a companhia Pidiéndole e sua fornecedora de motores, Leland & Falconer Co. Henry Leland sugeriu que não a fechasse Murphy aceitou o conselho e não só não a fechou como também a reorganizou e a batizou de Cadillac Automobile Co. Dois anos depois se associou a Henry Leland, que assumiu a presidência.

Leland, inicialmente, havia trabalhado na Colt, uma fábrica de máquinas de precisão, onde manejava peças com um milionésimo de polegada, adquirindo, assim, sua obsessão pela precisão. Foi fornecedor de transmissões e motores para Randsom Olds.

A Cadillac tinha um alto nível de organização. Eram inspecionadas até as peças mais pequenas, como parafusos, porcas e arruelas. O grau de precisão das peças era de até um milésimo de polegada, em 1909.

O primeiro Cadillac foi um monocilindro. O veículo era alto devido às péssimas estradas norte-americanas da época. Apresentado em 1903, obteve sucesso imediato perante o público que encomendou 2.200 unidades durante sua primeira exposição.

Em 1908 a produção superou as 16.000 unidades e o veículo consolidou-se como seguro, confortável e preciso.

Esse prestígio e solidez financeira chama a atenção de W. Crapo Durant que pensa em incorporar a Cadillac à GM. A Cadillac, Buick e Oldsmobile juntas, poderiam ganhar a confiança dos banqueiros.

Os banqueiros, que não confiavam em Durant, aceitaram o compromisso de Wilfred Leland de organizar a GM e disponibilizaram mais $ 17,5 milhões. Wilfred, com ajuda de seu pai Henry, reorganizou a GM no padrão da Cadillac e pagou o empréstimo em apenas 5 anos.

Apesar da avidez comercial de Durant, os Leland seguiram fabricando automóveis de alta qualidade, com autonomia quase total dentro da corporação.

Em 1912 a Cadillac surpreendeu o mundo ao utilizar o sistema Delco (instalação elétrica e motor de arranque). O anúncio dizia: “O primeiro automóvel sem manivela de partida”. Em 1915 introduziu os motores V-8. O V-8 não foi criação da Cadillac, mas foi o primeiro que, graças a seu desenho e cuidados na montagem, alcançou a confiabilidade necessária para ser utilizado no automóvel.


Motores aeronáuticos e a separação

Durante a primeira guerra mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico. Os Leland queriam apostar tudo no Motor aeronáutico Liberty, dedicando a ele 100% de sua capacidade produtiva. O conflito com Durant foi inevitável e, em conseqüência, pai e filho se retiraram da GM em junho de 1917 e formaram a Lincoln Motor Co., que seria mais tarde a grande rival da Cadillac. Durant percebeu imediatamente seu erro e tentou convencê-los a voltar, mas já era tarde.

Toda uma era havia terminado, e os Leland haviam deixado para sempre seu estilo na marca, a qual o público consagrara como símbolo máximo de êxito, selo de verdadeiro prestígio e possibilidade de ascender a um mundo de conforto e luxo.


Novos Tempos

Os Leland, ao deixarem a GM, foram acompanhados por muitos dos trabalhadores da área técnica. A administração se tornou um caos e somente “entrou nos eixo” 8 anos mais tarde com a chegada de L.P. Fischer.


Novos motores

V8- O primeiro V-8 havia sido instalado em um carro de corrida pelo francês Ader em 1903, para participar da corrida Paris-Madrid. Outro, de 2.4 litros, equipou um Darraq de corrida de 1905. A Rolls Royce também usou um V-8 nesse mesmo ano para um de seus modelos. O Marmon 1906 e o Hewitt 1907 também usaram. Entretanto, nenhum deles foi aperfeiçoado o suficiente para tornar-se de série. Também não havia na época carburadores ou sistema de partida capazes de fazê-lo funcionar bem. A primeira tentativa comercial do V-8 foi feita pelo modelo DeDion em 1910, que não teve êxito. Leland comprou um modelo DeDion, desmontou-o completamente e o estudou. Ele tinha feito o mesmo com o V-8 aeronáutico criado pelo coronel Hall.

Assim, em 1915, foi lançado o primeiro Cadillac V-8 a 90º, com 5.150cm3, 70CV, um carburador e bobina especialmente desenhada pela Delco, com platinados duplos. O motor e a transmissão formavam um só bloco, apoiados por três pontos de suspensão. Fundido em dois corpos de 4 cilindros, carter de alumínio, válvulas de aço e outras inovações.

Em 1925 o motor é aperfeiçoado e melhor balanceado melhorando em muito a suavidade e marcha (V-8 Modelo 314).

Em 1928 aparece um novo V-8 (Modelo 341) continuando o desenvolvimento de um motor que foi o “cavalo de batalha” da Cadillac e que nunca deixou de equipar seus carros até os dias de hoje.

V12 e V16- Em 1930 foi apresentado o V-12 de 135HP e junto também veio o V-16. Ambos tinham transmissão Synchro Mesh de 3 velocidades sincronizadas.

O V-16 tinha dois blocos de 8 cilindros, lado a lado, a 45º. Cada um tinha seu próprio distribuidor, bomba de água e carburador (na realidade, o veículo podia funcionar com um só corpo). O consumo era de 36 litros a cada 100km e um litro de óleo a cada 200km. Não eram motores que tinham muitas vantagens práticas e técnicas, por isso se tornaram obsoletos em pouco tempo e foram retirados de linha.

A pesar disso,os Cadillac V-16 reinaram absolutos no seguimento durante 1930-1931, liderando o mercado de maior prestígio, superando a Chrysler e a Packard e concorrendo com a Cord e Duesenberg.

Os preços variavam de $ 3.300 para os V-8 a $ 10.000 para os V-16. O V-8 oferecia 11 tipos de carrocerias, o V-12 vinte e uma e o V-16, 30.

Buggy Changan